Translate

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

As risadas na Cozinha

O dia amanhaceu silencioso, tranquilo, após uma noite com lágrimas no travesseiro e muitos pensamentos pelo ar. Dentro daquele silêncio me recordei das risadas na cozinha.

Família reunida após as noites de Natal, de aniversários, de feijoadas aos sábados. Primos correndo pela casa, as mulheres reunidas cozinhando, requentando a comida de ontem, os homens ao redor com suas bebidas ou não.

Um dia pela manhã se preparando para irmos a praia, após a praia, colocando as coisas na geladeira.

Copos sobre a mesa, espalhados pela casa, lembranças de qualquer momento, compartilhadas alí. Almas nuas numa noite de sexta feira, transbordando de afetividade, regadas de vinho, lágrimas e verdades, daquelas que não temos coragem de confessar nem para nós mesmas.

Encontros que seria de amigos e acaba sendo consigo, com o mundo, com o outro e tantas formas que vamos escrevendo novas histórias sem uma ponta de lápis sequer.

Histórias que se cruzam, se enlaçam, finalizam e a bebida que desce quadrada. O comentário que foi mal recebido, mesmo quando a intenção era dizer: estamos aqui para você! Então aprende se que boas intenções não devem ser desenhadas, devem ser declaradas, escancaradas, ditas sem rodeios, como as críticas.

Tudo pronto para a nova festa, para o dejejum especial, após um banho gelado numa tarde quente de primavera (e até o chuveiro escolheu a hora certa para queimar), o almoço pronto no domingo e a sala de jantar é esquecida, as risadas tomam contam e se está contagiante alí, para que mudar de lugar?

Alí nos servimos de amor, de compaixão, de fraternidade, igualdade , de comida que alimenta o corpo, mas de tudo que alimenta a alma. Juntar as panelas, os pratos, as mãos, entender e ver que felicidade é tão simples, é só questão de ser.

Sim, o mundo poderia parar nesse  momento, mas não o fez. O lugar agora está vazio, como é bom ter pessoas mesmo com o local vazio, como é bom saber que estão por toda parte e o som das risadas ainda está la, preenchendo o meu coração que está sempre preparado para o próximo encontro.

Por Renata Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário