Translate

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Um livro



     Quando tive contato com um livro, eu estava na quarta ou quinta série. Calma lá que não me refiro a um livro em geral e sim a um livro onde eu o li do começo ao fim. Ele foi indicado pela professora na época, para incentivar aos alunos lerem dos mais variados títulos.
    Eu me recordo do livro que li e se chamava O Mandarim de Eça de Queirós. Me surpreendi, primeiramente em como era possível um livro conter uma história tão fora da realidade, pois afinal eu não sabia que se podia inventar, criar tais histórias e também me lembro que fiquei triste com o desfecho dela.
     Não era comum o incentivo a leitura na minha família. Acreditava se que era mais importante trabalhar e ganhar dinheiro a ter de estudar. O estudo era uma questão básica, importante apenas para se conseguir trabalho um pouco melhor e só. Foram poucos, na minha família, que se formaram em cursos superiores, sendo que apenas nas gerações mais novas.
     Fiquei fascinada e li o livro em pouco tempo. Já não lembro toda a história, mas eu me lembro da sensação que senti por ela, por estar lendo e também ao contar sobre ele para a professora. Queria lembrar da professora também.
     Mesmo depois dessa tentativa de incentivo eu ainda continuei sem muito contato com a leitura por um longo tempo, vindo retomar o gosto aos 16 anos. Foram muitos e dos mais variados títulos, alguns já nem me recordo se li, outros tenho vagas memórias, mas as sensações são elas que ficam na memória, as sensações de como é ler um livro, de como está o meu estado de espírito e também como eu me sinto depois, isso sim eu acho uma das coisas mais importantes que eu vou levar para o resto da vida depois que abriram essa porta para mim. Tocar nas páginas, porque hoje em dia podemos ler digitalmente, mas sentir o toque do papel, o cheiro, o peso esse é um prazer que dificilmente eu vou esquecer.
    Gostaria de agradecer a professora que me incentivou dessa maneira, mesmo que eu tenha uma infinidade de livros para ler e eu sempre vou ter esse prazer como companhia.
    
    Queria lembrar da professora. 



Regis Pinheiro, 27/05/2017
Acima de todos os gêneros, de sentimentos fluídos, apaixonada, de par com a  das mulheres mais incríveis do mundo e acreditando que vale a pena ser o que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário