Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sabe aquele palestrante brilhante?

Eu prometi aquecer suas sextas e aqui estou. É preciso espairecer, reciclar-se e, acreditem, eu sou humana e, as vezes, não dou conta mesmo.

Mas vamos lá, eu queria conversar com você sobre um fato curioso que me ocorreu.
Estava eu, vendo um vídeo sobre racismo institucional e achei muito digno (se for do seu interesse dê uma olhada aqui.); e lembrei de uma conversa que tive essa semana, a qual o assunto era sobre determinada palestras que andei participando esses dias.

E conversa vai conversa vem, e a pessoa me pergunta sabe o nome 'daquele Indiano'? E eu fiquei questionando, "mas que Indiano? Havia um Indiano, lá? Eu não lembro!"
Será que não prestei atenção, será que fui ao banheiro e foi tão rápido, assim, o tema tratado?
(Juro que fui rápido, não fui para aquele chamado demorado da natureza! rsrs)
Enfim a conversa continua, e a pessoa diz "então, ele falou sobre  aquele tema e mostrou tal coisa."
Foi então que eu lembrei de quem se tratava e sim era um 'Indiano', ele tem características de pessoas Indianas.
Você deve estar se perguntando  "Tá e daí? Qual era o assunto afinal? Era o Indiano de ´The Big Bang Theory?  Não. Só pode ser aquele do filme Quem quer ser um milionário"; ou sei lá que série ou filme, que tenham Indianos, vocês assistem . E, acreditem, eu lembro destes por que enfatiza - se muito sobre a origem destes personagens no seriado e filme.

O que eu quero dizer é que a nossa sociedade pode dizer - se não racista, não preconceituosa; mas se, em uma palestra interessantíssima, a pessoa que gostou tanto não lembra o nome do ilustre palestrante, porém sabe dizer que ele é Indiano (E, não me lembro de ele ter mencionado onde nasceu), é grave!
Sei que você vai me chamar de exagerada, mas aqueça sua mente com essa reflexão:
(Me orgulhei de não ter reparado nisso pela primeira vez, eu acho.)
Eu respondi que não sabia o nome, 'mas deem um desconto' sou surda, posso ter perdido essa parte ou, maravilhada com tanta coisa fascinante dita, guardei o que iria me servir e fiquei grata por ouvir o resto. E se fosse um Negr@? Talvez a pessoa ficaria receosa de dizer a palavra Negr@ e falaria até a cor das roupas intimas, mas não esta palavra. Às Vezes é necessário escrever Negr@ com 'N' maiúsculo, como quando se escreve Deus para as pessoas saberem que estamos falando de uma divindade e que não se usa esse nome em vão. É preciso esclarecer que se a fala é sobre a etnia, não é pejorativo.
E quando é um(a) branc@?
Procura -se características peculiares da pessoa "aquelx ruiv@, aquelx de nariz grande, aquelx que falou ´tamo junto´ aquele Gordo, aquele que parece Gay.  Quando se trata de gay, o "parece"  é meio irônico e meio torcendo pra estar errado.
Mas a porra de um nome, função, equipe que trabalha, empresa. Isso não sabemos dizer!
E eu disse SABEMOS, porquê sim, eu cometo essa gafe e estou refletindo sobre isso.
E, por favor, desculpem me o palavrão, mas já comecei dizendo que sim, eu sou ´umana´E, caso não tenha entendido errei de propósito, apenas na grafia, na vida é sem querer ou por falta de refletir!

Então vamos à reflexão: Se você pode dizer indiano, japonês, alemão; você pode dizer NEGR@.
Não é pejorativo. É parte da identidade étnica!

_Keila Almeida_





Nenhum comentário:

Postar um comentário