Translate

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O que passou, NÃO passou!

Falar sobre retrospectiva nesse período do ano é (como diz Mariah...) clichê.
Gosto desse balanço geral que é feito no final de cada ano. Inclusive faço o mesmo no final de cada ano pessoal (na véspera do meu aniversário).
Este ano definitivamente não foi considerado aquele ano que passou rápido. Muito pelo contrário, foi vivido intensamente, dia após dia.
Não foi como um passe de mágica, até gosto de mágica as vezes, mas combino muito com o que é real, mas, 2016 não deu brecha. Coloca realidade nisso.
Um ano de verdades, de ver o que sempre esteve diante dos olhos e eu não via. De escutar coisas que nunca escutei (e não foram elogios). Ano de perceber que cada um cuidará mesmo de si e que se eu ficar cuidando apenas do outro, falharei com a pessoa mais importante do mundo para mim, Eu.
Amor próprio não é egoísmo não, é amor. É amar incondicionalmente alguém e fazer tudo por sua felicidade, aprendendo, ensinando e seguindo.
Isso é comum quando se trata do outro, mas se, se trata de nós mesmos soa como egoísmo. Não! Há menos que esse "tudo" ao qual me referi se transforme em falta de respeito, educação, falta de compaixão e empatia...só então é necessário pensar. Não é necessário quebrar os príncipios do bem e da cidadania e dizer que é em prol do amor próprio.
Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado para mim, também é amor.
Essa questão de tratar as pessoas com respeito me fez entender durante esse ano que, não dá para tolerar a falta dele quando ou tratada.
Tantas vezes ouço falar sobre o perdão e tolerância, mas, esse ano talvez algumas pessoas tenham abusado disso.
Cada lágrima derramada valeu a pena. Sem elas provavelmente eu não seria a mesma. O sofrimento faz amadurecer e as alegrias vêm para me fazerem acreditar que cada esforço valeu a pena. E foram muitas!
Adeus 2016! O ano vai, mas o aprendizado fica. Não passará! Só dessa forma vou conseguir ir em frente.
Que venha mais um ano, com os frutos da grande plantação.

Por: Renata


Nenhum comentário:

Postar um comentário