Translate

terça-feira, 28 de março de 2017

As mentiras que elas contam

E existem aquelas mentiras que são pura questão de civilidade.
Só as crianças bem pequenas dizem sinceramente tudo o que pensam.
Conheço gente que diz: falo mesmo, sou sincera! E no fundo não é sinceridade, é grosseria pura mesmo, total falta de empatia com o outro.
Adultos pensam nas consequências dos seus atos. Inclusive na força das suas palavras.
Algumas verdades tem o momento certo de ser ditas. Antes que chegue esse tempo certo, podem ser palavras jogadas ao vento, ou pior, podem causar conflitos desnecessários.
E, pensando bem, o que é verdade? Existe verdade absoluta? Ou existe a minha verdade, que é tão válida quanto a verdade do outro?
Na maior parte das vezes eu sou lenta pra falar. Porque antes de falar eu penso no que minha palavra vai causar no outro. Eu preciso estar realmente muito enfurecida pra falar alguma coisa sem pensar antes.
Meu pai era a gentileza em pessoa. Algumas perguntas não se podia fazer pra ele. Por exemplo, se você perguntasse: "Tô incomodando?" ele poderia estar super incomodado, mas diria que não. Quando ficou internado, com câncer nos ossos, as enfermeiras perguntavam se ele estava com dor e ele respondia: "um pouco".
Pra onde vão as verdades que a gente não diz? Quantas declarações de amor a gente escondeu por medo da rejeição? Quantas vezes minimizamos nossos sentimentos?
Alguém diz: "você deve estar com raiva" e a gente logo suaviza: "com raiva não. Bem chateada."
Porque mulher não deve dizer não. Nos ensinaram a ser meigas. Quantas vezes eu não convenci pessoas de que eu não valia a pena e não estava à altura delas apenas porque EU não queria ficar junto?
E não assumir, também é mentir? Quando a gente está de saco cheio de um relacionamento, ou de um trabalho, mas esperamos que algo aconteça para que a gente se sinta justificada pra largar. Não se pode ir embora apenas porque se quer ir embora. Essa proibição não está explicitada em lugar nenhum, mas fica subentendida.
Quantas justificativas sem sentido?
Uma vez uma atriz famosa traiu o namorado. Perguntada sobre a traição ela respondeu: "traí porque não tenho caráter". Olha que simples!
As vezes acho que é bem difícil achar esse equilíbrio entre falar a verdade, não engolir sapo, e ao mesmo tempo ser uma pessoa adulta e responsável. Sua vida seria como é se alguma maldição te obrigasse a passar um mês somente dizendo a verdade, como naquele filme? A minha explodiria. Ou quase.




Um comentário: