Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Precisamos falar sobre a hora de calar

Que atire a primeira pedra quem nunca falou demais e nunca pensou que deveria não ter falado aquilo.
É que também há a hora de calar. A gente é que não percebe muito.
Tenho uma amiga que evita quase todas as discussões em seu cotidiano, e ela não deixa de opinar. Apenas deixa de insistir quando a outra parte da conversa fica mais afobada. Quando observei isso, estranhei; acostumada a debater, fui pega de surpresa com essa atitude.
Curioso que desde então ao olhar em volta venho observando a eficacia de silenciar. Venho lidando, sem muito sucesso, com a coisa de dizer "A" e ser entendida como "Z", e vive e versa. Venho me aborrecendo com ditos que não eram intencionais, e eu sempre acho que sempre dizemos aquilo que queremos. Essa coisa de "não quis dizer..." é meio confuso para mim,
No entanto, por vezes, a recepção da mensagem sai pelo avesso e a gente entende mal a beça.
Ok, sabemos de tudo isso. Mas, como saber a hora de calar?
Esses dias eu estava falando para uma outra amiga minha opinião sobre determinada coisa, que era completamente diferente da dela, ela por sua vez não é muito boa em ouvir, resultado... mal estar e descontentamento.
Por esse episódio eu decidi que a hora de parar é quando começa a virar debate, se eu não quiser debater. Decidi que a hora de calar é quando eu não quiser falar. Decidi que a hora de calar é quando eu simplesmente decidir.
Tem um ditado que diz que "é melhor ser feliz que ter razão"; não sei se concordo, apenas decidi a hora de me calar.
E você, sabe?

Beijos azuis




Escrito por Mariah Alcântara
Publicado originalmente no Blog Flor do dia: Coletivo do Bonde
Para ler mais,e ver por onde ha traços meus. clica aqui, vai te levar ao facebook.

4 comentários:

  1. Falar as pessoas sabem bem. Calar talvez seja um treino...vc é ótima no que diz. Admiro e respeito você...Além de amar é claro rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho aprendido isso a duras penas. Minha dificuldade mora bastante aí ainda. Agora tenho procurado olhar mais para o outro, para tentar entender se ele está ouvindo. Porque as vezes o outro só está tentando ter razão, e não está aberto a ouvir. Nesses casos não vale a pena tentar argumentar, porque seu argumento vai bater na parede. As vezes, fazendo uma autocrítica, nem a gente está mesmo disposta a ouvir. Uma vez me disseram que tentar convencer alguém é não acreditar no discernimento do outro. Achei que fazia bastante sentido.
    Tem uma historinha assim. O cara diz pro outro:
    - Percebi que o maior problema da vida é viver tentando ter razão. Discussões só servem pra estressar. O amigo diz:
    - Não acho. Discutir é válido, porque pode enriquecer as argumentações dos dois lados, e quem se nega a discutir é covarde. O primeiro responde então:
    _ Tem razão.
    Apenas.

    ResponderExcluir