Translate

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Descubra a sua fonte

Google.com.br
Vêm chegando devagar, geralmente têm motivos e só as vezes vêm sozinha.

Felicidade é um bicho estranho, que vai entrando, invadindo o nosso ser, muda as cores, os sons, muda o rumo, o prumo e quando decide ficar...ahhhhh que delícia receber e aconchegar.

Diz uma música que "Felicidade é só questão de ser" e concordo, porque os fatos nem sempre a farão tão presente, mas o que move seguir em frente é o que pode fazer feliz.

Conheço algumas pessoas (alguns acham que conheço muita gente, mas conhecer, conhecer...conhecer mesmo só conheço aqueles permitem se mostrar para mim), acredito que seria possível fazer uma pesquisa sobre felicidade com essas pessoas e ter uma idéia do que é para cada um.

Por hora, o que posso dizer é que não apenas com minha história é possível perceber, mas com a história de muitos dos que conheço a felicidade é relacionada com fatores que são importantes para cada um, uma particularidade, o que pode ser resumido com a palavra intrínseco. Porém, curiosamente é sempre associada a fatores que acontecem ao redor, no exterior, como uma paixão ou ganhar dinheiro inesperadamente.

O importante é perceber que pode ser simples ser feliz. Pode ser menos complicado do que se imagina, do que se julga. Depende mais do que se dá importância do que dos fatos em geral.

A facilidade de ver o lado positivo dos acontecimentos é mais difícil do que ser feliz realmente.

Não há como desconsiderar a dificuldade de vida que muitas pessoas vivem, compartilham ou causam na vida de outros, mas o fato de considerar as coisas boas que ainda acontecem ao redor talvez seja um ponto inicial na busca por felicidade.

Esperar que ela caia do céu não é a saída, no entanto esperar o tempo todo que algo aconteça ou se conclua para ser feliz pode levar alguém a nunca conhece la e passar anos sem saber o sabor que ela tem. Sim, por que felicidade têm sabor, assim como a tristeza e outros sentimentos.

As vezes convivo com pessoas que estão no final de suas vidas e os relatos mais comuns são de não quererem morrer porque gostariam de fazer ou resolver algumas coisas ainda. Curiosa que sou, já tive a ousadia de perguntar: O que você gostaria de fazer?
Confesso que a resposta nunca foi comprar um carro ou uma casa dos sonhos.

A maioria das respostas que já ouvi, sempre, e eu digo sempre mesmo é de que gostariam de ver o filho crescer, rever o cachorro, ver a filha se formar, casar, abraçar o netinho que está longe, comer o prato de comida predileto pela última vez, ver o irmão, se casar, pedir desculpas para alguém, ter uma família, ter a chance de trabalhar menos e se divertir mais, brincar outra vez, dançar outra vez, pagar o cartão de crédito para não morrer e se tornar inadimplente por uma questão de acreditam ser dignidade, não ter dor por uma hora, que fosse.

Cada um tem mesmo uma forma de ser feliz, mas todas elas envolvem mais as questões afetivas que materiais.

Nunca alguém me relatou que estava com saudade de andar em seu carro importado, o relato que já ouvi era de ter saudade dos filhos rindo no carro, da(o) esposa(o) cozinhando, do cheiro da comida que nunca mais se sentiu depois que alguém se foi.

"Felicidade é só questão de ser", mas é necessário se permitir, acreditar.

Sonhos são feitos para serem realizados, enquanto não acontecem eles são capazes de trazer a sensação de felicidade esperada. O mundo precisa se sonho. O mundo precisa de amor. O mundo precisa de afetividade.

Não há como esperar tudo estar no lugar que acredita para ser feliz. Quando isso acontece o que se encontra são seres buscando uma perfeição inexistente no outro ou em si, então se tira o sabor do viver o momento, viver o que se tem nas mãos, encontra-se um jeito "insonso pra não ser de carne e osso".

Chorar de tristeza é tão humano quanto chorar de alegria. E pesar o que faz chorar mais talvez é o que pode levar a tão sonhada, esperada ou vivida Felicidade.

Para cada um a felicidade vem de uma fonte, descubra a sua fonte, permita a sua fonte.

Por: Renata



 

Um comentário:

  1. "Não há como esperar tudo estar no lugar que acredita para ser feliz." Lição recente ;) Lindo demais, flor. Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir