Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ACORDA, NEGA! por Cris Couto

DOS MÍNIMOS

O mínimo é o ponto de honra. Menos que isso, não dá!

Cada um faz sua lista de mínimos sobre o quanto cede e o quanto precisa receber da vida e das pessoas com quem se relaciona. Os mínimos sustentam os laços que mantemos com o mundo e a humanidade.

Os mínimos garantem nossa identidade e integridade. Os mínimos movem nossa ética dentro das moralidades que organizam nosso ser e estar no mundo.

Meus mínimos para amizade são respeito e carinho, respectivamente.

Para conviver com alguém ou em algum lugar, você precisa sentir que tem sua existência considerada tal como você se vê no mundo.

O respeito como mínimo de uma amizade implica na possibilidade de expressar-se, na recepção do outro mesmo sem sua adesão.

Se o outro é incapaz de emanar algum sentimento bom por você, vale a pena verificar a existência de um real vínculo de amizade.

Pessoas ficam ao lado uma das outras por razões desvinculadas da amizade, que variam desde a enaltecimento do ego até as vantagens utilitaristas.

Vale a pena tatear, por vezes, nossos mínimos. Sentir se eles estão preservados. A garantia dos mínimos é chão frente à quebra de expectativas.

Cris Couto, 21/09/2016

Sou Cris Couto: mulher, negra mãe e escritora.
Publico no blog Flor do Dia: Coletivo do Bonde às quartas-feiras
Gostou? Leia outros textos meus em:
https://www.facebook.com/criscouto1010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário