Translate

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Precisamos falar sobre orgulho.

Orgulho é um sentimento difícil  de lidar...
Outro dia uma querida me disse que "orgulho não cabe em nenhum tipo de amor". Essa é umas das grandes verdade da vida. E quem de nós nunca cometeu a falta do orgulho?
Quando a gente ama alguém e se recusa a aparar arestas, se recusa a estar junto, se recusa a participar, antes de ter tentado tudo, é amor ou orgulho que nos move?
Quando a gente se sente ferido, e fere de volta, ou simplesmente mata em vida o que nos feriu, sem entender que uma história tem dois lados, o que nos moveu, além da raiva, foi magoa ou orgulho?
Orgulho ferido é arma ferina, e a gente usa sem titubear, usa sem pensar e usa sem medir.

Eu acho que carrego na alma um certo "quê" de amor incondicional, embora eu me defina condicional, (Minha condição é que seja bom! Que faça o bem! Que seja sincero!). Mas realmente não me cabe, não me contempla um amor que acaba em uma voz apenas, sem direito de outra voz se manifestar.
Eu tenho pensado muito em orgulho e em como isso é dentro de mim. Em como cometo falhas, por vezes irreversíveis, por mero orgulho. Perco tantas oportunidades de estar junto, estender a mão, abrir meu abraço. Quantas vezes deixei passar a chance de me dizer errada e assim crescer como pessoa.
Orgulho não é um mal absoluto do ser humano! Não mesmo!
É preciso entender que é uma característica, e quem trabalha as tais características somos nós. Somos nós que fazemos delas "qualidades" ou "defeitos". Eu sei o quanto eu perdi, ou apenas deixei de ganhar (mas esse apenas é tão grande que caberia uma vida...).E algumas perdas podem ser irreparáveis.

E você, como lida com seu orgulho?


Escrito por Mariah Alcântara
Publicado originalmente no Blog Flor do dia: Coletivo do Bonde
Para ler mais,e ver por onde ha traços meus. clica aqui, vai te levar ao facebook.

2 comentários:

  1. Uma frase que diz se um amigo te deixar de lado e você não o procurar ele fez bem, e aí orgulho de quem?Mas quando um amigo diz que não quer mais sua amizade e você não o procura mais? Seria respeito ou orgulho e de quem? Num mundo onde todo mundo quer ser dono da verdade, isso inclui eu, e quer que outros o sigam, você manter sua opinião assim como respeita a opinião contrária seria respeito ou orgulho? Não sei dizer se é sempre orgulho ou o amor próprio que é muito recomendado hoje em dia, ou se é apenas o fato de ser humana e ser falha e tentar da forma que posso ser alguém melhor, apesar das dores, alegrias como já falamos uma vez a vida é aprendizado constante a perdas e ganhos e com ela a gente aprende ou não, as consequências são daquele que toma a decisão ninguém viverá as decisões do outro, não pode se definir o que lhe doeria mais ser orgulhoso ou não ser.Lido com meu orgulho vivendo as consequências dele, e fazendo o melhor que posso mesmo que isso seja pouco para outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te fez refletir, me deixa feliz
      O resto são achismos. Beijos.

      Excluir