Translate

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Por que você foge do que sente?



Escrever sempre foi um desafio e um prazer. Escritores tem alma fluida, não dá pra explicá-los direito. É gente que faz as reflexões mais doidas e as divide sem prévio aviso, deve ser isso que vai nos mantendo juntinhos e dando força para continuar o sonho. Não raro a gente manda e recebe as mensagem mais malucas possíveis e delas vem um gatilho que fará a produção do mês seguinte.
Movidos por amor e coragem a gente segue em frente. E não foi diferente com o tema de hoje; recebi a mensagem, e pensei que fosse tema, mas era uma reflexão, que virou minha reflexão e meu tema.
Hábito dos mais estranhos esse, mas fugir do que sente é a forma mais comum de lidar (??) com o que não podemos lidar.  É claro que podíamos assumir nossos sentimentos, mas como mesmo? A gente vai esquecendo de facilitar as coisas e vai criando escapes que nos cabem bem, até a gente esquecer aquilo que sente.
Porque somos assim! Simples assim!
Só não é tão simples. Encarar nossos sentimentos com clareza, olhando nossas dores, e dissabores, nos olhos é sentir as feridas sangrarem. E a gente prefere deixar cicatrizar, mesmo que a cicatriz queime para sempre.
Essa nossa falta de coragem de gritar amor, raiva, saudade, tristeza... 
É tão mais fácil "matar" as coisas dentro da gente. É tão mais simples excluir aquilo que não sabemos lidar, aquilo que nos fere, principalmente se isso nos obriga a ver outras dores das quais já fugimos.
Mas por que, mesmo? Não há uma receita, nem mesmo uma resposta certa. Só os lugares para fugir e se esconder, e é claro que sabemos bem onde ficam. Não há um caminho que doa menos.
Eu acho que olhar nos olhos e dizer com clareza é o melhor remédio, mas isso nos leva ao medo do perdão; de pedir e de dar esse perdão. e não se engane, é tão difícil quanto assumir o que sentimos.
Ah coração nebuloso, cheio de cantos obscuros de si mesmo, lugares empoeiradinhos de algumas dores causadas pelo tempo, estrutura cansada de sentir e de fingir.  Fingir sim. Habilidade humana de completa insanidade. Fingir que sente, e fingir que não sente. E que atire a primeira pedra quem nunca fugiu de mesmo, quem nunca escondeu o que sente, e quem finge que não sente por ser mais fácil do que sentir.
E nessa vibe de tudo dito e nada explicado, saio sem responder, pois nem eu mesma sei quando ou porque. Então repito a pergunta, uma reflexão dividida no meio da noite:
- E você? Por que foge do que sente?




Escrito por Mariah Alcântara
Publicado originalmente no Blog Flor do dia: Coletivo do Bonde 06/06/16
Para ler mais,e ver por onde ha traços meus. clica aqui, vai te levar ao facebook.

3 comentários:

  1. Excelentes reflexões... E atire a primeira pedra quem nunca fingiu que não sente.

    ResponderExcluir
  2. Sentir alegria, raiva, tristeza, saudade é viver. Vejo pessoas entrando em crise, buscando fuga, isolamento ou medicalizacão porque sentem. Sentir os seus sentimentos ė o melhor tratamento. Beijos, flor.

    ResponderExcluir